top of page

Em Breve novos artigos

Cadastre-se em nosso site, e receba as próximas novidades.

O vinho e seus benefícios

Atualizado: 20 de jun. de 2022

Você sabia que o vinho além de ser uma bebida muito prazerosa, tambem oferece muitos benefícios a sua saúde?!

Já ouvimos falar que, um copo (taça) de vinho por dia, é uma ótima maneira de manter-se saudável, pois então vamos explicar aqui, quais componentes são encontrados no vinho, para que este seja inserido em sua dieta diária.

O conteúdo energético do vinho deve-se ao nível de açúcar proveniente das uvas e ao etanol da transformação deste açúcar em álcool (etanol) pela ação das leveduras, e são cerca de 7 kcal/g, e ainda cerca de 9 kcal/g de lipídios e 4 kcal/g de carboidratos.

O vinho tinto, pela forma que é produzido, tem elementos diferentes do vinho branco.

Quanto às vitaminas, o vinho contém quantidades razoáveis destes compostos, sendo as principais as vitaminas A, C e algumas do complexo B, como a B1, a B2 e a B12; possui ainda potássio e ferro. Porém, é preciso lembrar que, quando o vinho é consumido, essas vitaminas e minerais não absorvidos completamente pelo organismo.

O vinho possui substâncias chamadas taninos, polifenóis, antioxidantes naturais, que também exercem função de antibiótico e que são encontrados em diversos alimentos comprovadamente benéficos à saúde. Os polifenóis, por exemplo, estão presentes em maior quantidade nos vinhos tintos (1000- 4000 mg/L) do que nos vinhos brancos (200-300 mg/L). Isso se deve a vários fatores, um deles é maneira como são elaborados cada tipo de vinhos – na fabricação dos tintos, as uvas são esmagadas com o bagaço, casca e sementes. O mais importante desses polifenóis é o resveratrol, que possui um ótimo aliado no combate e prevenção de doenças cardiovasculares.

O vinho consumido com moderação é um grande aliado para uma dieta saudável, pois oferece inúmeros benefícios, previne e reduz os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, artrite e até alguns tipos de câncer de mama, mas devemos alertar que o vinho, tem álcool e o álcool em excesso faz mal. Porém, o vinho deve ser integrado a uma dieta com boa alimentação, o consumo de antioxidantes e a prática de atividade física, para diminuir a ocorrência de doenças.

Escolhe um vinho que melhor lhe apetece, partilhas com quem amas e saúde!


bottom of page